SIM, mas também no mundo.
Ao longo das últimas semanas tem sido mencionado no grupo da Associação que a bomba de insulina Roche, Accu-Chek Combo já não estaria disponível este ano.
Foi ainda referido que quem tem bomba de insulina da Roche, atribuída pelo SNS, iria ser contactado para que fizesse a troca por uma das atualmente comparticipadas.
Pedimos esclarecimentos à Roche e as informações que nos foram dadas foram as seguintes:
1) Bomba de insulina Accu-Chek Combo:
- A bomba de insulina Accu-Chek Combo vai entrar em fase fim de vida em Portugal, assim como no resto do mundo. Tal deve-se a que seja uma bomba já atualizada para o modelo Insight, e recentemente para o modelo Solo, pelo que, à semelhança de qualquer produto que seja sujeito a um upgrade, o modelo anterior deixa de estar disponível.
- Quem tem bomba de insulina atribuída pelo SNS, terá a mesma até que o prazo de garantia termine. Este prazo é de 4 anos, contados a partir da data de aquisição da mesma pelo SNS (centro de colocação de bombas).
- Caso AVARIE dentro do prazo referido, será efetuada a troca pela Roche. (Caso avarie depois do prazo referido, o Centro de Colocação deverá fornecer outra bomba ao utente)
- Os CONSUMÍVEIS serãoatribuídos enquanto durar o prazo referido.
2) Concurso para aquisição de bombas de insulina pelo SNS (2022)
Em 2022 a Roche não respondeu ao concurso com o modelo Combo.
A Roche irá responder ao concurso com a bomba Accu-Chek Solo (modelo sem fios).
Estes modelos (sem fios) são considerados o futuro das bombas de insulina, pelo que é natural a escolha deste caminho pela Roche.
Atualmente esta bomba não comunica com nenhum sensor, mas prevê-se que no futuro, o venha a fazer.
A partir deste ano a Roche responderá ao concurso de bombas de insulina com o modelo Solo.
No entanto, ainda poderão existir bombas Accu-Chek Combo nos Centros de Colocação (provenientes do concurso de 2021 ou anterior) essas bombas, podem e devem ser atribuídas aos utentes. Estas bombas Accu-Chek Combo beneficiam de fornecimento de consumíveis, e troca, em caso de assistência por um período de 4 anos.
Caso tenham bomba de insulina atribuída pelo SNS, questionem a equipa médica acerca do prazo que ainda terão com a mesma.
Para quem utiliza o sistema de Closed Loop AndroidAps, resta esperar que a Solo seja adicionada ao conjunto de bombas de insulina acessíveis pela aplicação.