diabretes

Doce Porto

Nos passados dias 23 a 25 de abril, realizou-se a atividade Doce Porto, Encontro Educativo e de Partilha entre adultos com diabetes tipo 1.

A diabetes foi tema em muitos dos momentos, pois faz parte integrante da nossa vida, mas não foi só de Diabetes que se falou

Surgiu quando necessário: à mesa devido à contagem de hidratos de carbono, no passeio pelo Porto através da necessidade de ingestão de alguns hidratos rápidos devido à atividade física, nas mais variadas partilhas entre os participantes.

Foi tema principal e dois importantes momentos – palestras sobre Diabetes , temos sempre algo a aprender!

A primeira sessão, relativa à aplicação AndroidAPS, decorreu no dia 23 de abril, dinamizada pela Dra. Sofia Teixeira, a quem agradecemos a disponibilidade para dinamizar a sessão, no seu tempo livre e num fim de semana prolongado. Estes gestos valem ouro, e são impagáveis. Muito obrigado Dra. Sofia Teixeira,

A sessão teve como tema principal  o closed loop, mas falamos de diferentes opções desde as alternativas aprovadas pelas entidades competentes, às soluções Do It Yourself.

A sessão decorreu no auditório da Escola Secundária de Águas Santas, agradecendo a Associação Diab(r)etes ao Diretor do Agrupamento, professor Manuel Carneiro Ferreira pela pronta disponibilidade na cedência do espaço, em particular num sábado de tarde.

Após esta sessão, os participantes que ficaram alojados no hostel reservado pela Associação, foram fazer o chek-in, dirigindo-se depois para o jantar em grupo.

Às belas francesinhas juntou-se a boa disposição, ingredientes suficientes para uma bela noite. Foi o início de novas amizades! Muitos dos participantes nunca tinham participado em atividades deste género e foi uma estreia em várias situações…. O dormir em camarata, a partilha de espaços e toda a dinâmica que um hostil tem! Momentos memoráveis… convívio com cartas e muitas gargalhas, batota, competição e cumplicidade que vão ficar para sempre na memória de quem lá esteve!

E que belos momentos foram estes, claro que ninguém queria perder, pelo que a competição, sempre sã, foi renhida.

O segundo dia iniciou-se  na Ordem dos Médicos, na cidade do Porto,com uma sessão sobre “O exercício físico e a diabetes”, dinamizada pelo Dr. João Sérgio Neves.

Ao Dr. João Sérgio Neves agradecemos a sua partilha de conhecimentos, disponibilidade e simpatia, pois abdicou do seu tempo de família para nos ajudar a cuidar melhor da nossa diabetes. À Ordem dos Médicos os nossos sinceros agradecimentos pela cedência do espaço, que tanto nos agradou!

Nas sessões foram muitas as questões colocadas pelos participantes, sempre prontamente respondidas pelos médicos presentes. Um bom momento de partilha  e de troca de experiências entre médicos e adultos com DT1.

Mais uma vez agradecemos do fundo do coração a quem connosco colaborou, para que esta atividade fosse possível – Dra. Sofia Teixeira, Dr. João Sérgio Neves, ordem dos médicos e ao Diretor da Escola Básica e Secundária de Águas Santas.

Seguiu-se então o almoço, que deveria ser rico em proteína e alguns hidratos de carbono pois esperava-nos uma tarde de caminhada pela cidade do Porto.

Descemos as escadas dos Guindais para sairmos nas Ribeira, atravessamos a ponte Luis I , para ver o Porto do lado de Gaia e sabem o que acontece em encontros onde participam pessoas que vivem no local do encontro?Por vezes surgem oportunidades que não se esperavam. Foi o que aconteceu. Tivemos oportunidade de subir ao terraço da Porto Cruz  e ter acesso a uma vista única sobre o Porto. Muito obrigado à Cristina Fernandes que nos proporcionou este deleite.

 Já no Cais da Ribeira o passeio de barco, onde o Dr. João Sérgio Neves e Ásia família, a nosso convite, nos brindaram com a presença.

Quando um grupo se junta, várias situações podem acontecer…. 😀ameaças de má disposição🥴, alguns receios de que nos afundássemos, mas no final tudo correu bem.😎

Seguimos então pelas ruas do Porto, na busca de um local para jantar. Acabámos a comer hambúrguer. E que bom estava!  A 24 de abril, realizou-se na Avenida dos Aliados um concerto do Sérgio Godinho, no âmbito das comemorações do 25 de abril, pelo que alguns dos participantes foram ao concerto, enquanto outros foram para o alojamento, onde o convívio marcou presença, mais uma vez! Acreditamos que ainda estão bem presentes na memória….

Já com alguma tristeza antecipada, chegou a manhã de dia 25 de abril, último dia do encontro. Realizamos o Chekout e seguimos para um passeio pela baixa do Porto, passando-se pela  Estação de S. Bento, Sé do Porto, tabuleiro superior da  Ponte Luis I e subimos à Serra do Pilar para ver novamente o Porto. A gestão da diabetes sempre presente…. Gestão de algumas hipoglicemias, troca de opiniões e experiências acerca do motivo e aprendizagens com a experiência de cada um.

Um almoço com muita conversa à mistura que terminou com um brinde com Vinho do Porto a um fim de semana doce, com gente doce, e doces momentos….

Notou-se tristeza por terminar algo que deixou de coração cheio os participantes.

Todos ficaram satisfeitos, e nós, Associação Diab(r)etes, muito satisfeitos, pois é isto que nos move: CRIAR OPORTUNIDADES DE PARTILHA ENTRE PESSOAS COM DIABETES.

As razões da nossa existência são estas mesmo, simplificar a vida com diabetes.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com