diabretes

44.º Aniversário do SNS celebrado com reunião entre Ministro da Saúde e Associações de Doentes

A propósito do 44.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde promoveu uma reunião entre esta entidade e associações de doentes em Portugal.

A reunião decorreu a 16 de setembro no Hospital Pediátrico de Coimbra com a presença do Sr. Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, e elementos do seu ministério.

O Dr. Manuel Pizarro deu a palavra a todas as pessoas que se quiseram manifestar com as suas preocupações relativas ao estado de saúde dos seus associados, estratégias a implementar, dificuldades sentidas ou sugestões de melhoria do Serviço Nacional de Saúde.

A Associação Diab(r)etes, mais que um grupo uma família, fez-se representar por um elemento, a Dra. Vera Dias.
Quando tomou a palavra agradeceu ao estado e à sociedade pelo apoio nas melhorias significativas de acesso a diversos recursos (tecnológicos, terapêuticos, …) que se têm registado na diabetes em Portugal.

Posteriormente, expressou que sendo uma realidade a disponibilização de dispositivos de tratamento híbrido pelo SNS, com relevante impacto no estado de saúde dos doentes, com melhoria do controlo da doença e, consequentemente, redução de situações agudas com recurso a cuidados de saúde hospitalar com significativo impacto económico, estes sistemas de tratamentos são disponibilizados em quantidade insuficiente para as necessidades da população.

Referiu também que a utilização de sistemas de perfusão automática de insulina alternativos e menos dispendiosos já são uma realidade reconhecida por agências reguladoras do medicamento em diversos países, nomeadamente, na Europa. Este tipo de sistemas de tratamento são possíveis de criar com tecnologia já comparticipada pelo Sistema Nacional de Saúde em Portugal.

Deste modo, expressou a importância que urge, em que o sistema regulador do medicamento nacional, o  INFARMED, em colaboração com as Sociedades Médicas científicas, valide esta possibilidade de tratamento em Portugal.
Note-se que estes sistemas já são utilizados por vários doentes em Portugal com resultados significativos da melhoria dos seus controlos metabólicos e qualidade de vida.

O Sr. Ministro Manuel Pizarro respondeu à Associação referindo que o acesso a um maior número de dispositivos desta geração tem sido alvo de atenção e negociação junto dos fabricantes desta tecnologia. 

A Associação Diab(r)etes, mais uma vez, levou algumas das preocupações dos seus associados junto do Ministério da Saúde.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com