Antes de mais referir que os métodos que a seguir serão descritos não foram indicados por nenhuma equipa médica, apenas resulta de carolice e raciocínio lógico.
Estes métodos não se aplicarão para a Tresiba, pois segundo consta na sua descrição, dada a duração até 42h, um esquecimento não impedirá que se administre a insulina lenta noutra hora, obviamente passadas mais de 24h desde a última.
Vamos aos métodos possíveis de administrar a lenta após um esquecimento.
1. O melhor na nossa opinião
Não administrar a lenta até que chegue a hora de administrar, e ir controlando os valores com correções, atividade física e alimentação sem hidratos de carbono.
Este método é mais fácil para quem administra a lenta à noite pois assim controla durante o dia, para quem administra de manhã ou durante o dia é mais complicado pois implica acordar de noite para corrigir.
2. O mais rápido, ou aquele a utilizar não havendo problema na hora a que se administra a lenta
Mudar a hora da toma, ou seja, imaginemos que administramos a insulina lenta às 22h e nos esquecemos de administrar num dia. Acordamos de manhã (7h) e damos nessa hora todas as unidades que costumamos dar. Obviamente a partir desse dia daremos sempre nesse horário. ACONTECENDO ISTO NÃO PODEREMOS ADMINISTRAR A LENTA NESSE DIA ÀS 22H POIS IRIAMOS ESTAR DESDE ESSA HORA ATÉ ÀS 7 HORAS DO DIA SEGUINTE COM O DOBRO DA INSULINA.
3. O mais lento e não querendo andar a corrigir com rápida
É parecido com o ponto 2 na parte em que quando nos apercebemos que nos esquecemos administramos a lenta nessa hora. Mas desta vez queremos voltar à hora anterior.
Administrar na hora certa nesse dia está fora de questão como referido no ponto 2.
Mas existe uma forma cuidadosa de o fazer, vamos deixando de administrar, digamos que umas 1 ou 2 unidades na hora em que está e vamos administrando na hora certa, isto todos os dias até que esteja toda a lenta na hora certa. Vejamos um exemplo:
18 unidades dadas às 9h e por esquecimento vamos administrar apenas às 20h.Nesse dia administramos as 18 unidades, e na manhã seguinte não administraremos nada, mas às 20h administraremos apenas 16 unidades, e no dia seguinte administraremos 2 unidades de manhã (as que não havíamos dado), portanto teremos as 18 ativas na mesma. Neste dia às 20h administraremos 14 unidades, portanto, ficaremos com 16 ativas, no dia seguinte administraremos 4 unidades, voltando a ficar com as 18 ativas, nesse dia às 20h administraremos 12 unidades, e assim até estar com as 18 na hora certa. Esta diferença de 2 unidades não se notará muito, pelo que a mudança apesar de levar tempo não constituirá perigo.
(Foto: Man photo created by cookie_studio – www.freepik.com)