Também conhecida como hemoglobina A1c, ou hemoglobina glicosilada ou HbA1c.
Trata-se de um exame de sangue que permite avaliar os níveis médios da glicose sanguínea nos últimos 2-3 meses, em especial nas pessoas com diabetes.
Este exame ajuda a perceber se o tratamento da diabetes está ou não a ser eficaz, o que ajuda a reduzir o risco de complicações associadas à diabetes.
Este teste pode ser utilizado para diagnosticar a diabetes tipo 2 e a pré diabetes.
Nem sempre este teste é preciso, havendo alguns fatores que podem influenciar:
- Se a pessoa tem, por alguma razão, sangrado em demasia;
- Se fez uma transfusão de sangue;
- Se tem os níveis de ferro baixos.
Além de que os resultados podem variar de laboratório para laboratório.
Como avaliar o valor da hemoglobina?
HbA1c <6,5%
Significa um ótimo controlo da diabetes. É aconselhável, ainda assim, ter cuidado em prevenir situações de hipoglicemia.
HbA1c 6,5% – 7,5%
Significa um razoável controlo da diabetes. É aconselhável manter o seu tratamento, detetando aspetos a melhorar.
HbA1c 7,5% – 8,5%
Significa um controlo menos bom da diabetes. Por isso, é aconselhável uma revisão do tratamento com a sua equipa de saúde e também uma autoavaliação para melhorar o seu controlo.
HbA1c >8,5%
Significa um controlo insuficiente da diabetes. Isto é, há o risco de aparecerem as complicações da doença.É fundamental aconselhar-se com a sua equipa de saúde para melhorar estes valores.
HbA1c >10%
Significa um mau controlo da diabetes, o que aumenta o risco de complicações da doença. Deve aconselhar-se com a sua equipa de saúde assim que possível para melhorar estes valores.
É comum dizer-se que alguém tem um bom controlo da diabetes quando tem a sua glicada no zona boa, mas tal não é correto. Trata-se de mais um teste sanguíneo, e que serve meramente como informação para a equipa médica, e o paciente. Não queremos com isto dizer que não é importante, pois é. Mas é facilmente influenciada por muitas hipoglicemias e hiperglicemias, além de que depende muito do estilo de vida de cada um. Este valor deve ser avaliado tendo também em conta a variabilidade glicémica.