Começando com o mais importante: Quem tem diabetes, deve verificá-los todos os dias – mesmo que nada sinta – e deve consultar o seu médico se tiver um corte ou bolha que não cicatrize.
A diabetes exige muito para que se tenha um bom controlo: verificar o açúcar no sangue, fazer uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo, administrar a medicação (insulina e não só), ir às consultas médicas,…
Com tanta coisa, é muito fácil esquecer algumas, nomeadamente o cuidado com os pés.
Mas não deve ser descurado, deve ser um hábito diário, afinal todos queremos manter-nos de pé, e para isso são essenciais
Cerca de metade de todas as pessoas com diabetes têm algum tipo de dano nervoso .
Pode ter danos nos nervos em qualquer parte do corpo, mas os nervos dos pés e das pernas são mais frequentemente afetados. Danos nos nervos podem fazer com que perca a sensibilidade nos pés.
Mas não sinto dor!
Algumas pessoas com danos nos nervos apresentam dormência, formigueiro ou dor, mas outras não apresentam qualquer sintoma.
Danos nos nervos também podem diminuir sua capacidade de sentir dor, calor ou frio.
Se não sentir dor nos pés, pode não notar um corte, bolha, ferida ou outro problema. Pequenos problemas podem tornar-se graves se não forem tratados precocemente.
Prevenção de danos nos nervos
Qual é a coisa mais importante que pode fazer para evitar danos nos nervos ou impedir que eles piorem?
- Mantenha o nível de açúcar no sangue dentro da faixa-alvo o máximo possível.
- Não fume . Fumar reduz o fluxo sanguíneo para os pés.
- Siga um plano de alimentação saudável , incluindo comer mais frutas e vegetais e menos açúcar e sal.
- Seja fisicamente ativo – 10 a 20 minutos por dia é melhor do que uma hora uma vez por semana.
- Tome os medicamentos prescritos pelo seu médico.
Quem pode ter danos nos nervos?
Qualquer pessoa com diabetes pode desenvolver danos nos nervos, mas os seguintes fatores aumentam o risco:
- Ter os valores de glicemia descontrolados demasiado tempo
- Ter excesso de peso
- Ter mais de 40 anos
- Ter pressão alta
- Ter colesterol alto
Danos nos nervos, juntamente com fluxo sanguíneo deficiente – outra complicação da diabetes – colocam-no em risco de desenvolver uma úlcera no pé, que pode infetar e não cicatrizar bem.
Caso o tratamento não melhore uma infeção, corre o risco de ter de ser submetido a uma amputação, de um dedo, de um pé, ou até parte de uma perna.
Ao verificar os pés todos os dias pode detectar problemas antecipadamente, e realizar um tratamento na devida altura, reduzindo riscos.
Dicas para pés saudáveis
Verifique os pés todos os dias quanto a cortes, vermelhidão, inchaço, feridas, bolhas, calos, calosidades ou qualquer outra alteração na pele ou nas unhas. Use um espelho se não conseguir ver a planta dos pés ou peça ajuda a um familiar.
Lave os pés todos os dias em água morna (não quente). Seque os pés completamente e aplique um creme apropriado na parte superior e inferior, mas não entre os dedos, pois pode levar a infecção.
Nunca ande descalço, mesmo em casa, pois pode pisar algo que o magoe, e não notar. Use sempre sapatos e meias ou chinelos para evitar lesões. Verifique se não há pedrinhas ou outros objetos dentro dos seus sapatos e se o forro é liso.
Use sapatos que se encaixem bem. Para o melhor ajuste, quando adquirir sapatos novos, faça-o no final do dia, quando os seus pés tendem a ser maiores. Coloque os seus sapatos novos lentamente – use-os por uma ou duas horas por dia no início até que estejam completamente confortáveis. Use sempre meias.
Apare as unhas dos pés em linha reta e alise suavemente as bordas afiadas com uma lixa de unha. Peça ao seu médico podólogo (podologista) para cortar as unhas dos pés se não conseguir ver ou alcançar os pés.
Não remova calos ou calosidades e, em particular, não use produtos sem falar com o seu médico para removê-los, pois eles podem queimar a pele.
Verifique os pés em todas as consultas de saúde . Além disso, visite o seu médico podologista todos os anos (com mais frequência se tiver danos nos nervos) para um exame completo, que incluirá a verificação de sensibilidade e fluxo sanguíneo nos seus pés.
Mantenha o sangue a fluir. Coloque os pés para cima quando estiver sentado e mexa os dedos por alguns minutos várias vezes ao longo do dia.
Escolha atividades amigáveis para os pés, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar. Verifique com o seu médico quais as atividades que são melhores e quais deve evitar.
Certifique-se de perguntar ao seu médico o que mais pode fazer para manter os seus pés saudáveis.
Quando consultar seu médico
Se apresentar algum dos seguintes sintomas, não espere pela próxima consulta, consulte o seu médico regular ou podologista imediatamente:
- Dor nas pernas ou cãibras nas nádegas ou coxas durante a atividade física.
- Formigueiro, queimação ou dor nos pés.
- Perda do sentido do tato ou da capacidade de sentir muito bem o calor ou o frio.
- Uma mudança na forma dos pés ao longo do tempo.
- Perda de cabelo nos dedos dos pés, pés e pernas.
- Pele seca e rachada nos pés.
- Uma mudança na cor e temperatura dos seus pés.
- Unhas engrossadas e amarelas.
- Infecções por fungos, como pé de atleta entre os dedos dos pés.
- Uma bolha, ferida, úlcera ou unha encravada.
A maioria das pessoas com diabetes pode prevenir complicações graves nos pés. Cuidados regulares em casa e ir a todas as consultas médicas são a sua melhor aposta para prevenir problemas nos pés (e impedir que pequenos problemas se tornem graves).
Fonte: https://www.cdc.gov/diabetes/library/features/healthy-feet.html
Imagem: Michał Parzuchowski on Unsplash